Saúde ·

10 hábitos que melhoram o seu estilo de vida ao escolher a ergonomia

10 hábitos que melhoram o seu estilo de vida ao escolher a ergonomia

Conforto não é luxo, é um direito. Existe até mesmo uma disciplina encarregada de estudar tudo o que estiver relacionado com a ergonomia e seus benefícios.

Por isso, hoje separamos 10 hábitos que vão melhorar sua vida se você permitir que a ergonomia faça parte do seu dia a dia.

O que é a ergonomia e por que ela é tão importante?

Por conta de uma rotina agitada, muitas pessoas passam grande parte do seu tempo na mesma postura. Se esse padrão se torna parte dessa rotina, acaba gerando alguns problemas que prejudicam a saúde, principalmente em regiões como o pescoço, as costas, o quadril e as cervicais.

A ergonomia é uma disciplina encarregada de desenhar espaços adequados para o conforto das pessoas. Costuma ser utilizada para uso doméstico, pessoal ou no trabalho.

Muitos objetos de uso cotidiano são pensados em função da ergonomia: travesseiros, almofadas. colchões, poltronas, acessórios de informática, mesas e inclusive roupas e suportes para objetos

10 benefícios que você terá ao escolher um estilo de vida ergonômico

1. Um sono mais profundo

O sono passa por diferentes estágios. O estágio mais profundo, quando o cérebro e o corpo são energizados, é conhecido como REM ou “Movimento Rápido dos Olhos”. Por este motivo, foram desenvolvidos travesseiros e colchões especialmente projetados ergonomicamente.

O objetivo destes produtos é chegar à fase REM em menos tempo, o que permitiria um descanso total e completo depois de um dia cheio de atividades.

O travesseiro TheraGel possui uma superfície de gel refrescante que ajuda você a alcançar o sono profundo mais rapidamente, garantindo um descanso duradouro e sem interrupções. 

2. Melhor concentração

A má postura leva a um desconforto físico ao longo do tempo. Assim, o seu foco muda, sendo direcionado para a dor. É por isso que é tão importante se atentar a essas situações.

Esse cuidado é particularmente importante no trabalho, onde um pequeno lapso de concentração pode afetar seu fluxo cotidiano. A ergonomia pode até mesmo evitar riscos ocupacionais.

3. Mais produtividade

Sabemos que a ergonomia favorece a adoção de uma postura física correta, ou seja, uma posição em que as articulações não sofrem nenhum esforço ou tensão extra.

Se uma pessoa passar horas com uma postura errada, isso afetará claramente seu desempenho. E a em longo prazo, isso traz consequências como afastamento por licença médica. Uma maneira de evitar isso é através da ergonomia.

Conheça a almofada postural Theractive, que corrige sua postura e o ajuda a aumentar sua produtividade, mesmo passando muito tempo sentado. 

4. Melhora o seu estado de ânimo

Você já se sentiu cansado ao fazer atividades normais do dia a dia? Se sim, você provavelmente se sentiu fraco ou distraído, e acima de tudo irritado.

Um dispositivo ergonômico pode fazer a diferença, fazendo com que você se sinta bem no início de cada dia. Deu para perceber que a ergonomia é ainda mais importante do que parece, você não acha?

5. Melhor circulação sanguínea 

Uma boa postura aumenta a quantidade de ar que entra nos pulmões, o que pode ajudar a otimizar a oxigenação das células.

Ao mesmo tempo, ela pode promover a circulação adequada do sangue. O que evitaria alguns problemas circulatórios, como por exemplo, as irritantes varizes nas pernas.

6. Menos estresse

Ao reduzir a fadiga e otimizar a operabilidade, o fluxo de trabalho, atividades domésticas ou escolares são otimizados juntos.

No local de trabalho, o estresse ocorre quando há algum descompasso entre o funcionário, o trabalho e a própria organização. É por isso que é tão importante para as empresas promover espaços de trabalho ergonômicos. Seria uma situação vantajosa para todo mundo.

Ter um momento de descanso em casa pode fazer uma grande diferença no fim das contas, as pantufas anatômicas de veludo TheraFly podem te ajudar, sendo ideais para o ano inteiro. Confortáveis e antideslizantes, são confeccionadas com espuma de memória. 

7. Economia de dinheiro

Ao realizar atividades cotidianas, as pessoas podem ser expostas a alguns ferimentos no sistema músculoesquelético que, se não forem tratados em tempo hábil, podem acabar resultando em problemas sérios e caros.

Corrigir tudo isso a tempo evita problemas de saúde e, é claro, problemas econômicos. Por isso, pode ser dito que escolher um estilo de vida ergonômico evita esse risco de ferimentos.

  1. Alinhamento do corpo

A ergonomia é projetada para favorecer a posição natural do corpo. E com a ajuda de alguns dispositivos ergonômicos, a pessoa consegue alcançá-la.

Por exemplo, existem almofadas especiais que ajudam a corrigir maus hábitos de postura, como sentar na mesma posição por várias horas ou até mesmo a posição ao dormir, graças à forma e ao material de que são feitas.

Para aliviar o cansaço causado pelo sedentarismo e corrigir a postura das costas, muitas pessoas escolhem à almofada postural TheraPosture. Seu design anatômico alinha a pélvis e os quadris para uma postura sem dor. 

9. Menos pressão

Certas almofadas ergonômicas são projetadas para reduzir o desconforto causado pela pressão em várias partes do corpo. Quando esta pressão é removida, a dor desaparece.

Algumas dessas partes do corpo são o cóccix e os ossos do quadril, que desempenham um papel fundamental para as pessoas que têm que permanecer sentadas por várias horas.

10. Melhor aparência pessoal

Uma boa postura traz boas consequências em muitos níveis, inclusive na imagem de uma pessoa.

Cuidando da sua física até na hora de dormir, quem escolhe um estilo de vida ergonômico escolhe por mais confiança no dia a dia, tanto para andar como ficar sentado.

O resultado não pode ser diferente: a confiança e a auto-imagem são aumentadas.

Ergonomia, uma ferramenta importante para a saúde

Como você pode ver, a ergonomia é um aspecto importante tanto na vida pessoal quanto na profissional. O objetivo é oferecer a você o máximo de conforto e, ao mesmo tempo, proteção.

Os benefícios contam com uma melhora na saúde, eficiência no trabalho e até mesmo estética. Por isso, a vida ergonômica é essencial para uma qualidade de vida longa e duradoura.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.