Saúde ·

Atenção: Confira o que acontece se você não respeitar seu ciclo do sono

Atenção: Confira o que acontece se você não respeitar seu ciclo do sono

O sono é muito mais que ir para a cama e acordar no dia seguinte. Entre esses dois momentos, existe toda uma preparação por trás que preza pelo seu descanso. São chamados ciclos do sono os períodos de tempo em que o corpo humano “recarrega a bateria”.

O que são os ciclos do sono?

São os períodos de tempo em que o sono é dividido. Cada ciclo dura entre 90 e 110 minutos e consiste em cinco fases.


Você pode não estar dormindo bem por conta de algum problema durante essas fases, o que é um problema para a sua saúde

  • Fase 1 (poucos minutos): A fase mais leve do sono. Você se desperta frequentemente e os olhos se movem lentamente. O corpo ainda sente o que está acontecendo ao seu redor.
  • Fase 2 (10 a 20 minutos). Um relaxamento progressivo, e o sono se torna mais profundo. O movimento dos olhos para e as ondas cerebrais desaceleram.
  • Fase 3 (15 a 30 minutos). Estágio inicial do sono profundo. Se a pessoa acordar nesse momento, ela pode até mesmo se sentir confusa ou perdida. Aqui é onde ocorre o sonambulismo, os terrores noturnos e a enurese (molhar a cama).
  • Etapa 4 (15-30 minutos). O estágio mais profundo do sono, em que o corpo está pronto para descansar física e psicologicamente. Muitas vezes, algumas imagens relacionadas com aquilo que sonhamos aparecem por aqui.
  • Etapa 5 (começa 90 minutos depois de adormecer). É aqui que a pessoa experimenta sonhos vívidos. Há um aumento no ritmo cardíaco e perda do tônus muscular (é por isso que quando uma pessoa quer gritar em um sonho, ela não consegue fisicamente).

Por que eu não consigo dormir bem?

  • Jornada diária: Atividades noturnas, tanto de trabalho como sociais, costumam afetar a quantidade de tempo que você dorme.
  • Ambiente para dormir: Fatores como barulho, luz ou um ambiente muito frio ou muito quente podem contribuir para uma má noite de sono.
  • Uso de dispositivos eletrônicos: O uso de tablets e celulares antes de dormir também afeta o sono.
  • Condições de saúde: Doenças como artrite, dores nas costas, problemas cardíacos ou asma podem dificultar a respiração. Assim como o abuso de substâncias ou o uso de certos medicamentos.

O que acontece com meu corpo se eu não dormir bem?

A falta de sono costuma ser por conta de doenças como hipertensão, ataques cardíacos, obesidade, diabetes, depressão e até mesmo transtornos psiquiátricos.

Um sono de má qualidade pode afetar o seu corpo de diversas maneiras

  1. Cérebro: Dormir quatro horas ou menos por três dias pode matar células cerebrais. Ao não dormir, esse órgão pode não limpar as proteínas que formam as placas que causam doenças como o Alzheimer e outros tipos de demência.
  2. Pressão arterial: A pressão arterial fica mais alta quando seu coração bate, bombeando o sangue para as artérias (chamada "pressão sistólica"). As pessoas que dormem bem geralmente têm uma pressão arterial sistólica abaixo de 120, já quem não dorme bem pode chegar a 132.
  3. Coração: Não ter um sono de qualidade pode aumentar a pressão arterial e aumentar o nível de substâncias químicas relacionadas à inflamação, o que pode favorecer a aparição de doenças cardíacas.
  4. Estômago: Dormir menos de cinco horas por dia pode fazer com que o hormônio que regula o armazenamento de gordura e dá a sensação de plenitude (leptina) seja 15% menor, o que pode levar a comer à noite e acabar aumentando a porcentagem de gordura no organismo.
  5. Pâncreas: Sabe-se que quem dorme em média seis horas ou menos por dia tem o dobro da possibilidade de sofrer de diabetes (não importa a idade ou o exercício praticado).
  6. Vida sexual: Pessoas que dormem pouco podem ter uma baixa libido e menos interesse em sexo, devido ao esgotamento de energia, sonolência e aumento da tensão. Por exemplo, homens com apneia do sono (um problema respiratório que afeta o sono) podem ter menor desejo sexual por conta do baixo nível de testosterona.

Como melhorar os ciclos de sono?

Parece que a vida moderna exige que as pessoas cheguem ao seu limite, entre equilibrar o horário de trabalho, tarefas domésticas e compromissos familiares. Com isso, algumas pessoas podem ter pouco tempo para um descanso de qualidade.

  1. Regule seus horários: Estabeleça horários específicos para ir dormir e acordar. Isso vai criar uma rotina para o seu corpo, tornando mais fácil passar pelos ciclos do sono.
  2. Desista dos maus hábitos: Você costuma assistir TV ou usar o telefone antes de dormir? Pode ser isso que esteja dificultando o seu sono
  3. Ambiente para dormir: Seu lugar de descanso deve ser o mais confortável possível, por isso é importante prestar atenção a tudo: uma temperatura ambiente, ausência de barulho e um espaço fresco e ventilado.
  4. Use o travesseiro certo: Um travesseiro muito alto ou muito baixo é ruim tanto para seu o sono como também para a sua coluna vertebral. Por isso, encontre um travesseiro que se adapte às suas necessidades de descanso. 

Os benefícios de dormir melhor e respeitar seus ciclos 

Como deu para perceber, os ciclos de sono ocupam um lugar vital para um bom descanso. Não respeitá-los pode afetar sua saúde a curto, médio e longo prazo.

Além de prestar mais atenção a seus hábitos de sono e ao meio ambiente, você também pode consultar um especialista em saúde para descobrir quais medidas seriam mais úteis para um sono de qualidade.

A vida precisa de um equilíbrio, e isso significa aprender a equilibrar sua jornada de trabalho, estudo, tempo em casa, família, amigos, tarefas em geral, e, é claro, suas horas de sono.
Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.