Saúde ·

Curiosidades e mistérios sobre os sonhos que talvez você não saiba

Curiosidades e mistérios sobre os sonhos que talvez você não saiba

Apesar de conviver conosco em toda a história da humanidade, o sono continua sendo um mistério em muitos sentidos. E quanto mais sabemos sobre ele, mais nos damos conta de como o ignoramos no dia a dia.

Sonhar, por exemplo, é uma experiência única e emocionante, e acima de tudo é reveladora. Sendo uma importante fonte de informação que também tem as suas curiosidades.

Sono: o que é e por que acontece?

O organismo conta com um tipo de relógio interno que controla o momento que deve estar acordado e o momento que deve estar dormindo.

Funcionando a partir de ciclos de aproximadamente 24 horas, regula-se a partir de fatores como a luz, a escuridão e os horários de sono.

O sono é um período de descanso alternado, sendo vital para a saúde, porque afeta muitos sistemas do seu corpo.

Com isso, não dormir o suficiente ou não ter um sono de qualidade aumenta o risco de problemas no coração e nos pulmões. Além de afetar também o metabolismo, a capacidade de se concentrar e de pensar com clareza.

Curiosidades sobre os sonhos


  • Podem ser uma representação de desejos reprimidos

Para Sigmund Freud, pai da psicanálise, os sonhos seriam uma via muito mais direta para acessar o inconsciente. Inclusive, o estudo sobre os sonhos é um dos fundamentos em que sua teoria psicoanalítica se desdobra.

Os sonhos constituem uma manifestação da vida psíquica que não acaba com o repouso, e representa a realização de desejos infantis reprimidos.

Na psicanálise, o sonho conta como um vasto conteúdo, que corresponde ao que você se lembra, para descobrir o que acontece no anterior. Sem isso, não haveria a possibilidade de sua representação, e seu conteúdo latente, que corresponde a aquilo que permanece oculto, é o que tentamos descobrir por meio das interpretações.

  • Por que às vezes é tão difícil lembrar do que sonhei?

Acontece que, ao dormir, nem todas as regiões do cérebro se desconectam ao mesmo tempo. Uma das últimas partes que conseguem se desconectar é o hipocampo, que é uma peça-chave para a transmissão das informações que estão na memória de curto prazo até a memória de longo prazo.

Assim como o hipocampo pode ser o último a “ir dormir”, ele também pode ser o último a “acordar”. Com isso, se essa estrutura ainda não estiver completamente “acordada”, o cérebro não conseguirá manter essa memória. Mas isso não quer dizer que o hipocampo tenha passado a noite inteira inativo.

  • Temos entre quatro e seis sonhos a cada noite

Esses sonhos costumam acontecer durante a fase REM, fase mais profunda do sono. Entretanto, a maioria deles duram apenas alguns segundos, enquanto outros se estendem por até 45 minutos. Em média, cada sonho dura por volta de 15 minutos.

Os sonhos tendem a aumentar conforme a noite passa. Isso se dá por conta da fase do sono REM, que pode levar apenas 5 minutos no início da noite, mas pode atingir até 34 minutos.

Todas as pessoas sonham, mas nem sempre é fácil lembrar desses sonhos. De maneira geral, a pessoa costuma lembrar-se apenas do último sonho que teve na noite.

  • Por que algumas pessoas têm sonhos tão reais?

Conhecidos como “sonhos lúcidos”, ocorrem quando a pessoa fica consciente no momento que está sonhando. Sendo possível, inclusive, ter um papel ativo dentro do sonho, o que traz a sensação de que a pessoa “acordou” dentro do sonho, mas que mesmo assim sabe que continua sonhando.

Isso se dá por conta do lobo frontal não estar completamente “adormecido”, colocando a pessoa em um estado que a deixa entre o sonho e a vigília.

  • É possível melhorar seu descanso usando o travesseiro correto

Em certas ocasiões, alguns problemas que impossibilitam um descanso satisfatório podem estar relacionados ao travesseiro. Por exemplo, o travesseiro pode estar com o tamanho incorreto para a pessoa, ou o design não se adapta às necessidades dela.

A ciência já sabe disso, e desenvolveu inovação a favor do descanso. Por exemplo, já existem travesseiros com uma tecnologia ergonômica, capazes de se resfriarem sozinhos, tendo um nivelamento de altura personalizado ou até mesmo um design especial para quem gosta de dormir de lado.

Sonhos: um universo de significados, mistérios e curiosidades

Deu para perceber que os sonhos são apenas o começo de tudo o que acontece ao fechar os olhos para obter descanso. Conforme o tempo passa, é possível entender mais esse processo, mas paradoxalmente, quanto mais conhecimento é obtido sobre o sono, mais é ignorado tudo o que o envolve.

Sempre terá algo a mais a ser descoberto sobre o sono. O importante é prestar atenção aos sinais, e acima de tudo, apostar em um sono de qualidade. O bom é que o primeiro passo sempre será o mesmo: garantir um descanso satisfatório.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.