Para além dos gostos pessoais na hora de dormir, está comprovado cientificamente que altas temperaturas afetam a qualidade do nosso sono.
Segundo estudos baseados na Neurologia do Sono, dormir em um ambiente mais fresco traz mais benefícios para a saúde e garante um melhor descanso durante a noite.
De maneira geral, não importa a época do ano: Quanto mais calor durante suas horas de sono, mais difícil será alcançar o sono REM, e isso traz consequências para o dia a dia.
Abaixo, revelamos algumas dicas muito importantes para que você tenha noites de sono melhores.
Existe uma temperatura ideal para dormir?
Existem muitas maneiras de dormir, e cada pessoa dorme como achar melhor: algumas ficam bem cobertas, com a janela aberta, com o ventilador ligado em pleno inverno ou com o ar condicionado em temperaturas muito baixas.
De qualquer forma, para além dos gostos pessoais, a melhor temperatura para descansar é a fria. E essa é uma afirmação divulgada por estudos dos campos da Neurologia e da Medicina do Sono.
Dormir em um quarto gelado, com uma temperatura inferior à que seja considerada confortável,irá melhorar a qualidade do seu sono e da sua saúde.
Em números exatos, a temperatura ideal para um sono reparador fica entre os 15 e 19 graus celsius (59 e 66.2 ºF). Dormir em um ambiente frio te ajuda a atingir uma temperatura corporal que possibilite um sono profundo e duradouro.
4 dicas para dormir com a temperatura perfeita
Não importa o clima ou estação do ano, é importante que você tenha algumas estratégias na hora de dormir. Confira abaixo:
- Delimite o seu espaço na cama: Se você compartilha a cama com alguém, o ideal é que, em dias quentes, cada um se mantenha em um canto, evitando contato ao dormir. Também pode ser uma boa opção comprar uma cama maior.
- Utilize um travesseiro especializado: Além dos métodos convencionais de ventilação e refrigeração, queremos te contar que existem travesseiros especializados para aquelas pessoas que sentem calor na hora de dormir.
Sobre o ponto acima, as duas recomendações do Departamento do Sono da TheraMart são o Travesseiro TheraGel e o Travesseiro TheraSideGel.
- Escolha bem sua roupa de cama: Não é todo tecido que cai bem colocar na cama quando estiver calor. Experts recomendam o uso de tecidos de algodão, como acontece com as roupas que vestimos, porque o algodão tem uma grande capacidade de absorção da umidade, e é um material suave e confortável.
- O colchão também faz a diferença: Foi comprovado que a firmeza do colchão também pode ser determinante na hora de encontrar a temperatura perfeita. O motivo é simples: se o colchão afunda muito, a quantidade de ar que corre em volta da pessoa é menor, fazendo com que o calor corporal aumente.
Vantagens de dormir no frio
- Te mantém mais jovem e com mais disposição: Baixas temperaturas favorecem a secreção de melatonina, um hormônio que, além de estar relacionado ao sono, está associado ao atraso do envelhecimento.
- Reduz o risco de adquirir doenças metabólicas: Em um ambiente fresco, seu corpo vai diminuir os níveis de gorduras ruins e vai queimar calorias enquanto você dorme. Isso diminui os riscos de adquirir diabetes.
- Você vai estar mais relaxado no dia a dia: O sono profundo também melhora a produção de serotonina, que bloqueia os hormônios do estresse.
Com tudo o que foi dito até aqui, dá para perceber a importância de dormir em um ambiente gelado e entrar na fase REM ou sono profundo de maneira natural.
Se a temperatura do ambiente não estiver adequada, o corpo vai realizar um esforço a mais para poder entrar em equilíbrio, interferindo em suas horas de sono.
E acordar por conta da sensação de calor, seja pelo clima ou por ser uma pessoa calorenta, pode se tornar um problema que afetará seu estilo de vida. Lembre-se que descansar de maneira adequada é muito importante para a saúde.