“Como você dorme?”, talvez essa seja uma das perguntas mais ouvidas, e que tem uma variedade enorme de respostas. Algumas pessoas preferem dormir de lado, outras de bruços ou com a barriga para cima. E existem pessoas que dormem abraçadas com seus travesseiros ou almofadas, para finalmente descansarem após um dia cansativo.
Mesmo que não existam muitas posições para dormir, certamente existem ainda menos posições que sejam corretas para você ter um bom descanso, que seja confortável o suficiente para te manter saudável e que não prejudique seu corpo ou incomode ao acordar.
Uma prática muito eficiente para saber se você está dormindo da forma correta, é avaliar como você se sente ao acordar. Tontura, dor na lombar, náuseas, sensação de cansaço ou com o corpo enrijecido, esses são alguns sinais que indicam a falta de um bom descanso.
Abaixo, te contamos quais são as posturas para dormir mais recomendadas e as menos recomendadas para garantir um melhor descanso.
Como manter a higiene postural ao dormir
Higiene postural é como chamamos as melhores posturas corporais que respeitam o formato do seu corpo e sua ergonomia natural. Ela nos ajuda a manter uma boa postura, evitando a sensação de dor e incômodo, previne doenças ou lesões a médio e longo prazo, e nos garante um melhor descanso durante a noite.
- De barriga para cima é a melhor maneira de dormir. O ideal é usar um travesseiro nem muito fino e nem muito alto, para evitar que o pescoço dobre e cause tensão nos músculos, o que pode provocar contrações e/ou dor no pescoço. Diferente do que a opinião popular diz, não é recomendável dormir sem travesseiro
- Segundo especialistas, você deve evitar fortemente dormir com em cima do seu estômago. É a pior postura para a coluna vertebral e pode causar lesões a longo prazo, por fazer muita pressão na região lombar. Para não ter incômodos ao dormir, é recomendado que você mude o hábito de dormir de barriga para baixo colocando uma bola de tênis no seu bolso para mudar de posição cada vez que você ficar involuntariamente de barriga para baixo.
- Você deve evitar o uso de colchões que afundem muito. Não importa a posição que você escolher dormir, se o colchão não estiver adequado, a sua coluna não ficar alinhada e você vai sentir o seu sono sendo prejudicado, além de dores no corpo a longo prazo.
Por que a posição para dormir é tão importante?
- A forma que você acorda: Se você acordou pela manhã com a sensação de que não dormiu nada, com o pescoço e as articulações rígidas, você consegue perceber a importância de escolher a melhor posição para dormir.
- Desempenho durante as 24 horas do dia: A qualidade do descanso que você tem durante a noite garante que, ao acordar, você sinta que está em harmonia com todo o seu corpo e equilíbrio pessoal; sem dor ou desconforto, e com a força renovada, não só para enfrentar a rotina, mas para ainda se sentir bem até antes de voltar para a cama.
- Conforto: A escolha de um bom colchão e de um travesseiro adequado para a sua ergonomia vai melhorar 100% a qualidade do seu sono. Existem diferentes tamanhos, formas e texturas, que variam de acordo com as necessidades de cada pessoa, e é apenas uma questão de encontrar aquele que lhe ofereça uma maior sensação de conforto.
- Conhecendo todas as opções: Pesquisar e aprender sobre os produtos terapêuticos mais inovadores faz parte do processo de descobrimento da postura correta para melhorar seu sono e qualidade de vida. Conhecendo os travesseiros ergonômicos da Theramart, por exemplo, você logo percebe que eles têm um design que se adapta da melhor maneiras às necessidades do seu corpo durante a noite.
Melhores posições para dormir sentindo dor
Pode ser que um sono ruim não seja apenas por conta dos travesseiros ou do colchão que você usa. Existem também alguns sintomas pré-existentes em nós mesmos, tais como apneia do sono, problemas lombares ou estomacais, ou o caso de estar grávida. Por isso, abaixo estão as melhores posições para dormir se você tiver qualquer uma das condições acima mencionadas.
- Se estiver com dor na lombar, é melhor dormir de lado e com as pernas encolhidas. Isso ajuda a curvatura das costas a liberar a tensão nas vértebras lombares. É aconselhável colocar uma almofada entre as pernas e evitar o encolhimento de apenas uma delas.
- Se estiver grávida, é melhor dormir do lado esquerdo do que do direito, porque isso aumentará a quantidade de sangue e nutrientes que entram na placenta. Além de que você conseguirá respirar melhor.
- Se você sofre de apneia, a Sociedade Mundial de Medicina do Sono recomenda dormir de lado, para que nenhuma parte respiratória seja forçada durante o descanso e a oxigenação seja ainda melhor.
- Se você tiver algum desconforto digestivo, azia ou refluxo gástrico, é melhor dormir do seu lado esquerdo. Isso vai ajudar seu estômago a esvaziar e reduzir a acidez. Também é recomendado levantar a cabeça em cerca de 15 centímetros do colchão, mas não com um travesseiro duplo, e sim com um travesseiro ergonômico, que atenda aos requisitos recomendados por profissionais.
Embora cada corpo seja diferente, assim como as necessidades e dores também são, existem alguns fatores importantes a serem levados em conta para melhorar nossa postura e desempenho diário.
Dormir bem é um dos pilares fundamentais de uma boa saúde, assim como o exercício físico, a alimentação adequada e os momentos de recreação e relaxamento.
Se você seguir essas dicas e continuar tendo problemas ao acordar, não hesite em consultar um médico, que poderá te aconselhar e recomendar as melhores opções para aliviar suas dores e incômodos para aumentar a qualidade do seu sono.