A causa de muitos problemas que aparecem na parte de fora do nosso corpo está justamente na parte de dentro. E quando se trata da dificuldade para descansar, é necessário entender a origem desse desconforto para encontrar a melhor solução.
E quando nos referimos à “origem”, às vezes pode significar voltar aos princípios básicos da vida. Por exemplo, a rotação da Terra cria ciclos diários de luz e escuridão. Para nos adaptarmos a isso, nos acostumamos com um ciclo de 24 horas, chamado “circadiano”.
Saber como esse ciclo circadiano do sono funciona te dará mais autonomia para saber como respeitá-lo e favorecê-lo em prol do seu merecido descanso.
O que é um ciclo circadiano e como ele afeta o sono?
O corpo trabalha de dia e dorme de noite, justamente por estar alinhado ao movimento de rotação da Terra.
Porém, é possível que algumas pessoas sintam dificuldade para realizar suas atividades durante o dia ou dormir durante a noite.
Com isso, essas dificuldades podem acabar afetando seu horário para comer, trabalhar e, claro, dormir. Sendo importante entender melhor como funciona um ciclo circadiano.
Um ciclo circadiano é um ciclo natural de mudanças físicas, mentais e comportamentais que o corpo passa durante um ciclo de 24 horas. Algumas pessoas também chamam isso de “relógio biológico”.
A nível cerebral, esses ciclos estão controlados por uma pequena área no meio do cérebro (onde fica localizado o sistema nervoso central). Podem afetar o sono, a temperatura do corpo, os hormônios, o apetite e outras funções corporais.
Quando um ciclo circadiano não está bem controlado, podem surgir problemas como obesidade, diabetes, depressão, transtorno bipolar e transtornos do sono (como a insônia, por exemplo).
Como respeitar e saber aproveitar um ciclo circadiano?
Nosso organismo funciona a partir de ritmos biológicos que se desenvolvem de maneiras específicas. Por exemplo, no ciclo circadiano do sono, a transição entre sono e vigília costuma depender fundamentalmente dos estímulos de luz.
Quando começa a escurecer, o corpo passa a aumentar sua temperatura e a segregar melatonina, um hormônio que regula os ciclos do sono e a vigília. Assim, passamos a sentir sonolência e a produzir o sono durante a noite.
Na sociedade moderna, muitas situações afetam os ciclos circadianos, como padrões irregulares do sono, horários de trabalhos não definidos e a alta exposição à luz durante a noite (como assistir televisão ou mexer no celular).
Ao amanhecer, nosso corpo fica exposto à luz e os níveis de melatonina caem. Portanto, existe um maior nível de alerta, porque, ao acordamos, a vigília começa.
Durante a tarde, geralmente após a refeição, existe outro pequeno aumento de temperatura e melatonina, que resulta naquele cansaço pós-almoço.
Justamente para manter esse ciclo, existem horários específicos (seja para comer, trabalhar sair, etc.) que servem como sincronizadores.
O problema ocorre quando existe alguma mudança nesse fluxo, como trabalhar até tarde, em turnos aleatórios, longas viagens de avião, mudanças de rotina ou algum desconforto ao dormir.
Tudo isso pode gerar uma dessincronização do sono e afetar sua qualidade de vida.
O segredo de um bom sono
Para um ciclo circadiano adequado, ajuda bastante criar um ambiente de descanso ao chegar a hora de dormir: um lugar tranquilo, com a temperatura correta, um colchão e travesseiro confortáveis, e nenhuma distração (rádio, televisão, telefone, celular…).
Você pode optar por um travesseiro ortopédico cervical como TheraCurve, que te ajuda a melhorar a sua postura e corrigir o alinhamento da sua coluna, para que você possa ter um sono profundo, duradouro e sem nenhuma interrupção.
Voltar às origens sempre será a melhor fonte de informação para conhecer a fundo sobre qualquer situação. E é claro que, para melhorar seu descanso, não seria diferente.
Entender a maneira que o mundo funciona nos permite entender como podemos usar esse conhecimento ao nosso favor.
Assim, dormir de maneira confortável será a consequência de um ótimo ciclo circadiano, que por sua vez está alinhado à rotação da Terra. E a ideia seguirá sendo a mesma: ter uma qualidade de vida ainda mais plena.