As costas desempenham um papel importante no corpo humano. Suportando o corpo e permitindo que ele se movimente, além de proteger a medula espinhal. Ao mesmo tempo, é uma das áreas em que as pessoas mais sentem desconforto.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a dor nas costas afeta 8 em cada 10 pessoas em algum momento de suas vidas.
Grande parte desta dor está relacionada às atividades que a pessoa realiza no seu dia a dia, devido a seu trabalho e/ou funções pessoais.
Por isso, aqui está uma lista de empregos que, por si só, podem afetar mais as suas costas. Você vai se surpreender ao descobrir que a maioria deles é mais comum do que você imagina.
1. Profissionais de enfermagem
Passar muito tempo de pé afeta a saúde das coluna, e nos hospitais, pessoas da área de enfermagem passam um longo período se deslocando de um lugar para outro e ficando em pé.
Além de que as enfermeiras frequentemente têm que carregar peso, seja para levantar os pacientes, levá-los a algum lugar ou carregar equipamentos médicos pesados.
Nos casos de pessoas que passam muito tempo de pé, é recomendado trabalhar com uma postura ereta (sem forçá-la), usando sapatos confortáveis e sentando-se de vez em quando para descansar.
2. Profissionais da estética
Profissionais que trabalham cortando e tingindo o cabelo das pessoas também passam muito tempo em pé, a diferença aqui é que eles não se andam tanto.
Com isso, o peso do corpo acaba sendo maior, além de que a sequência de movimentos constantes com os braços também afetam a parte superior das costas.
Nesses casos, recomenda-se fazer intervalos entre os clientes e usar roupas confortáveis.
3. Donas de casa e empregadas domésticas
Limpar a casa exige mais esforço físico do que você possa imaginar. É necessário subir e descer, esticar, esfregar, varrer, agachar, ajoelhar e carregar o peso de móveis e objetos.
O mesmo vale para cozinhar, quando as pessoas têm que mover constantemente as mãos e os braços, cortar legumes, carregar um prato...
O que pode ajudar é obter uma vassoura e uma pá que meçam entre 120 e 150 centímetros de altura, evitando que você dobre as costas, se agache ou force a cintura.
4. Professores
Ficar em pé por horas é parte do dia a dia de trabalho de vários professores. Ao mesmo tempo, eles precisam se curvar para ficarem mais próximos das carteiras dos estudantes e interagir com eles de forma individual.
Eles também podem acabar dobrando o corpo para posicionar um mapa, carregar um aparelho de TV pesado, ajeitar a sua mesa, ou até mesmo para cuidar dos alunos, quando estão no jardim de infância.
É recomendável realizar alongamentos antes de começar a jornada de trabalho e dobrar os joelhos em vez de se encurvar na hora que precisar ficar na mesma altura dos estudantes.
5. Manipuladores de carga
Sem dúvida, os profissionais que estão mais expostos a dores nas costas são os que trabalham transportando objetos pesados, seja em armazéns, transporte ou mesmo serviços de frete. O que acontece é que eles levantam peso de forma repetitiva e isto pode colocá-los em risco.
Além da má postura e dores nas costas, eles podem até mesmo sofrer de tensão nas costas ou hérnia.
Ao carregar um objeto pesado do chão, é melhor dobrar o joelho e não torcer a coluna vertebral. É fundamental usar um suporte para a lombar nesse tipo de trabalho, assim como fazer pausas e alongamentos.
6. Profissionais de escritório
Ao contrário daqueles que passam muito tempo em pé, quem trabalha em escritório passam muitas horas sentados. E esse estilo de vida sedentário pode fazer muito mal para o corpo.
Muitas pessoas que trabalham no setor administrativo às vezes nem sequer se levantam de sua mesa durante a jornada de trabalho, o que coloca muita tensão nas costas.
A postura ideal é em linha reta, mantendo as orelhas, os ombros e os quadris alinhados. Quando estiver sentado, fique em uma altura em que possa descansar os pés e manter seus joelhos nivelados com seus quadris, deixando as costas eretas e em linha reta com os seus calcanhares.
Nesses casos, o ideal é ter uma almofada de apoio para a lombar, como a almofada postural TheraActive ou a almofada multifuncional TheraPlus 2 em 1, para corrigir sua postura e ajudar a aliviar a fadiga das costas após passar longas horas do seu dia sentado.
O que você deve saber sobre dores nas costas
- As dores nas costas podem vir de repente ou serem constantes. Podendo durar dias, semanas ou até meses.
- Algumas dores nas costas podem desaparecer espontaneamente. Em outros casos, descansar ou usar analgésicos pode ser útil. Porém, a situação piora se a pessoa permanecer na cama por mais de 1 ou 2 dias.
- Se a dor nas costas segue incomodando por mais de 3 dias, é preciso procurar um profissional de saúde.
- O tratamento varia de acordo com a causa e o tipo de dor, podendo ter o uso de compressas frias e/ou quentes, alongamentos, aplicação de injeções, tratamentos complementares ou até mesmo cirurgia.
- Sofrendo ou não de dores nas costas, dormir com um travesseiro ergonômico é recomendado para todas as pessoas, pois ele é desenhado para se moldar ao formato do corpo e alinhar a coluna vertebral.
Saúde para as suas costas
Como você pode ver, existem empregos em que suas atividades expõem as nossas costas no dia a dia.
Para esses casos, o mais importante é sempre buscar proteger seu corpo e mantê-lo seguro.
Cuide de si mesmo, conhecendo seu corpo, consultando-se com o seu médico e dormindo com um travesseiro que ofereça conforto e descanso.