Saúde ·

Suor à noite? Descubra as causas e coloque um ponto final ao calor noturno

Suor à noite? Descubra as causas e coloque um ponto final ao calor noturno

Para muitas pessoas, dormir no calor é um grande pesadelo, principalmente se você costuma sentir calor e suar com facilidade à noite, independente da época do ano.

Não é só no verão que podemos nos sentir sufocados pelos lençóis. Além de que virar o travesseiro várias vezes para conseguir dormir no lado mais gelado pode virar um costume.

E por conta de todo o esforço, temos uma péssima noite de sono e acordamos mais exaustos do que quando fomos para a cama. Principalmente aqui no Brasil, que o calor pode durar o ano inteiro.

Se você sua e sente calor durante a noite, mesmo quando não estamos no verão, confira este artigo para entender as causas e descobrir como solucioná-las para dormir melhor e ter um bom descanso.

Por que suamos durante a noite?

Você provavelmente acordou no meio da noite encharcado de suor, sabemos como é irritante! E ainda que uma temperatura de 25 graus afete nosso descanso, é possível passar por essa situação mesmo com o ventilador ligado ou até mesmo no meio do inverno.

A verdade é que nossa temperatura corporal muda enquanto dormimos, e o momento em que ela mais diminui é durante a fase de sono profundo (REM), em que ela se ajusta à temperatura do ambiente.

Quando estamos dormindo, nossa temperatura cai, mas em lugares com climas extremos é mais provável que nosso descanso seja interrompido, já que o corpo vai tentar se ajustar, sem sucesso, à temperatura ambiente a fim de se sentir bem.  

Sabia que uma má noite de sono prejudica sua memória e saúde?


Um estudo científico publicado na revista Science Advance mostrou que o calor da noite impede que você atinja a fase mais profunda do sono. O que significa que você dorme, mas não consegue recuperar sua energia ou renovar suas células neuronais, levando ao esquecimento recorrente e ao declínio cognitivo. 

3 dicas para conquistar um sono mais profundo

Aqui estão algumas maneiras de melhorar o seu sono, mesmo quando está muito quente.

  1. Tome um banho quente antes de ir para a cama.

A recomendação é muito simples; especialistas aconselham tomar um banho de água muito quente antes de ir para a cama. Isso levará o corpo a uma temperatura mais alta e, ao entrar em contato com a temperatura externa, reduzirá a sensação de calor.


Porém, eles alertam que esse truque do banho quente não é recomendado para pessoas com pressão sanguínea baixa ou problemas cardíacos. Também não é aconselhável fazer isso todos os dias da semana.

     2. Mantenha o quarto onde você dorme ventilado e escuro.  

Durante os dias quentes, essa é uma boa maneira de tornar a temperatura ambiente mais agradável durante a noite.

À noite, devemos dormir com uma boa circulação de ar, seja natural, de um ventilador ou ar condicionado, e sempre dentro dos parâmetros normais do corpo. Tenha em mente que a temperatura ideal para dormir está entre 15 e 20ºC.

Comer um jantar leve, evitar exercícios antes de se preparar para ir dormir e não beber café ou bebidas alcoólicas antes de ir para a cama são uma das recomendações mais importantes e frequentes para um bom sono quando estiver calor.

      3. Escolha um travesseiro que te ajude a manter a temperatura correta.

Você pode contar com um travesseiro especialmente pensado para a época de calor, por serem 100% criados para pessoas que tendem a elevar muito a temperatura durante a noite. 

Muitas pessoas que sofrem com o calor escolhem o travesseiro TheraGel Blue, por ter uma camada de gel gelada, que te ajuda a manter a melhor temperatura para alcançar um sono profundo mais rápido. 

E como você está dormindo? Lembre-se de que ter uma boa noite de descanso durante a noite é essencial para melhorar sua saúde e qualidade de vida.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.