Saúde ·

Você dorme o suficiente? Responda essas três perguntas

Você dorme o suficiente? Responda essas três perguntas

Melhorar a coordenação, aumentar a capacidade intelectual e até mesmo proteger o coração são apenas alguns dos benefícios de se conseguir dormir o suficiente. Entretanto, nem sempre conseguimos. Mas por quê?

Má postura, escolher o travesseiro errado ou dormir de forma prejudicial à coluna vertebral são alguns dos erros mais comuns cometidos durante o sono.

Aqui estão alguns dos motivos e, mais importante, o que você pode fazer para mudá-los e conseguir um sono completo, bem merecido e reparador.

O efeito do sono nas pessoas 

O sono envolve um processo biológico complexo que ajuda as pessoas a repor a energia do dia, descansar, manter a saúde e até mesmo processar novas informações. Quando você dorme, apesar de estar inconsciente, seu cérebro ainda está ativo.

Também pode servir para zelar pela sua saúde, pois durante o sono, o corpo produz as chamadas citocinas, hormônios que ajudam o sistema imunológico a combater infecções. Isso foi revelado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.

Dormir não se trata apenas de quantidade, mas também de qualidade. Algumas pessoas com problemas de sono têm irritabilidade, hipertensão arterial, obesidade, diabetes e até mesmo depressão e ansiedade.

Responda essas 3 perguntas para saber se você está dormindo o suficiente 

Responder ‘Sim’ a essas perguntas significa que você tem um problema com o sono:

  1. Tenho dificuldade para me levantar pela manhã?
  2. Tenho dificuldade para me concentrar durante o dia?
  3. Me sinto sonolento durante o dia?

Estes são os erros de sono mais comuns

Ter uma má postura

O problema com a má postura é que ela exerce uma pressão incorreta sobre várias partes do corpo. Além disso, uma postura incorreta faria com que o resto do corpo se sentisse comprometido, levando à tensão.

Dormir com uma má postura para a coluna vertebral

Especialistas concordam que dormir de bruços é a pior posição para dormir. A principal razão é que a coluna vertebral perde sua curvatura natural, o que pode levar à tensão. Áreas como o pescoço, pulmões e até mesmo o coração também são afetadas.

Dormir com o travesseiro incorreto

O travesseiro serve muito mais do que apenas colocar na cabeça ao dormir. Se você estiver com problemas para adormecer ou para ter uma noite inteira de descanso, seu travesseiro pode ser parte do problema. Ou você usa um travesseiro muito quente ou você dorme de lado com um travesseiro que não se adapta às suas necessidades.

Comer muito

Jantar é um hábito muito recomendado por especialistas. Entretanto, se você comer demais e for dormir logo após a janta, pode ter sérios problemas. Isso se dá porque o organismo pode ser colocado em estado de alerta, alterando a frequência do coração e liberando a produção de hormônios de estresse, como a adrenalina.

Consumir alcóol

Para dormir, o corpo precisa estar relaxado. O consumo de álcool antes do sono ativa fisiologicamente um neurotransmissor responsável pela diminuição da sobre-excitação (chamado ácido gama-aminobutírico ou GABA). Também aumenta a probabilidade de certos distúrbios do sono, tais como a insônia durante a noite ou a sonolência durante o dia.

Continuar mexendo no celular depois de se deitar

Está relacionado com o ponto acima, em que é importante estar relaxado para ir dormir. Por isso, deixar o celular perto da cama pode produzir uma excitação do cérebro que, a longo prazo, pode levar a dores de cabeça, mau humor e vício no celular.

O que fazer para dormir melhor?

A maior parte do problema está no travesseiro que a pessoa usa. Talvez por ser muito quente ou por não ter o formato ou a elevação correta, não sendo pensados para quem dorme de lado e/ou ronca.

Felizmente, a ciência vem desenvolvendo opções que cada vez mais se adaptam às necessidades de certos grupos de pessoas. Por isso, já existem vários travesseiros ergonômicos projetados especialmente para o conforto das pessoas. Aqui estão alguns exemplos:

  • Travesseiros para dormir de lado: Contam com uma abertura central, para que a pessoa possa colocar seu ombro. Seu pescoço e suas costas logo sentem a diferença. Esse suporte ergonômico também proporcionará mais conforto para seus braços.
  • Travesseiros que esfriam sozinhos: Cansado de ir dormir e o travesseiro ficar quente? Alguns travesseiros são preenchidos com TheraGel, gel especial que garante uma sensação fresca em todo momento de descanso.
  • Travesseiros que mudam de altura: Por que gastar dinheiro com travesseiros mais altos ou mais baixos se existem travesseiros que já fazem tudo isso de uma vez? Tudo por conta de sua fronha, que permite o ajuste para atender às necessidades do paciente.
  • Travesseiros para quem ronca: Oferecem todo o conforto do mundo e, ao mesmo tempo, são projetados para elevar a cabeça na altura necessária para manter as vias aéreas abertas.

Travesseiros ergonômicos, a alternativa para combater os erros de sono

Dormir traz uma série de benefícios. Porém, pode não ser totalmente eficaz se o sono não tiver uma boa qualidade. Isso porque as pessoas podem cometer alguns dos erros mencionados acima.

Como você pode ver, um travesseiro ergonômico traz um grande diferencial.

Felizmente, há muitas opções no mercado para oferecer às pessoas um sono de qualidade, e que acima de tudo, vão de acordo com suas necessidades.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.